
Alguma vez você tentou assistir a um vídeo ou participar de uma reunião online e o sinal simplesmente não deu conta?
A verdade é que nem todo roteador consegue cobrir a casa inteira.
E isso acontece por dois motivos: primeiro, quanto mais dispositivos conectados, maior é a necessidade de estabilidade do seu sinal.
Com TVs, notebooks, celulares e até mesmo câmeras de segurança conectadas, a potência é muito importante.
A segunda razão é o tamanho da casa. Se ela for grande, tiver muitos cômodos ou mais de um andar, pode sofrer com áreas de “sombra” no sinal de internet.
Mas, graças à tecnologias como o Wi-Fi Mesh, é possível cobrir todos os cantos da sua casa ou escritório com sinal estável e com alta performance.
Neste post, entenda o que é Wi-Fi Mesh, para que ele serve e benefícios.
O que é Wi-Fi Mesh e para que serve?
A palavra “mesh” significa “malha” em inglês. E essa tecnologia faz exatamente isso: cria uma rede em malha dentro da sua casa.
Enquanto o roteador tradicional distribui o sinal a partir de um único ponto, o Wi-Fi Mesh utiliza vários pontos de acesso, chamados de “nós” ou “pontos mesh”, que se comunicam entre si e garantem a estabilidade do sinal.
Essa estabilidade é possível porque a transmissão de sinal ocorre de forma inteligente, eliminando barreiras e pontos cegos que possam comprometer sua qualidade.
Com isso, surge outra dúvida:

Como funciona o Wi-Fi Mesh?
O Wi-Fi Mesh funciona como um modelo de Wi-Fi mais inteligente.
Ele usa dispositivos próprios para rede Mesh para criar uma só rede e, assim, distribuir o sinal de forma uniforme em todos os cômodos da sua casa ou escritório.
Cada um dos roteadores do Wi-Fi Mesh serve como um “nó”, permitindo que os dispositivos conectados à rede alternem automaticamente entre esses nós, sem perda ou queda de sinal, mesmo ao se afastarem do ponto principal.
Ele funciona como se fosse um ‘repetidor inteligente’, mas, diferente dos repetidores tradicionais, que criam redes separadas, o Wi-Fi Mesh mantém uma única rede contínua.
Assim, sua função é distribuir o sinal de forma inteligente escolhendo o melhor caminho para cada dispositivo, mesmo com várias pessoas conectadas.
Exemplo de como funciona o Wi-Fi Mesh
Imagine que você está em uma reunião online no notebook e decide mudar de ambiente, saindo do escritório e indo até a cozinha, por exemplo.
Com um roteador tradicional, apenas mudar de cômodo poderia enfraquecer o sinal ou até interromper a conexão.
Ao usar o Wi-Fi Mesh, o sistema identifica a movimentação do seu dispositivo e transfere automaticamente sua conexão para o ponto mais próximo, preservando o desempenho da internet para evitar travamentos ou queda.
Além disso, se você precisar ampliar ainda mais o espaço coberto, é só comprar um novo ponto Mesh compatível e adicioná-lo à rede existente.
Mesmo com vários dispositivos conectados, a tecnologia mantém a sincronização entre eles e identifica qualquer movimentação entre os aparelhos.
É isso que garante um sinal confiável, estável e bem distribuído.
Qual é o alcance do Wi-Fi Mesh?
O alcance de cada ponto Mesh pode variar conforme o modelo, a construção da casa e a presença de barreiras físicas, como paredes grossas, móveis ou espelhos.
Em média, cada dispositivo cobre entre 90 e 120 metros quadrados.
Assim, se sua casa possui dois andares, vários cômodos ou áreas externas amplas, instalar pontos adicionais de Wi-Fi Mesh é a melhor forma de manter o sinal de internet forte e estável em qualquer parte que você estiver.
Qual a diferença entre Wi-Fi tradicional, Wi-Fi Mesh e repetidor?
Ao aprimorar o seu sinal de internet, é comum ter dúvidas em relação às tecnologias disponíveis. Por isso, explicamos as principais diferenças entre elas:
- Wi-Fi tradicional: conta com um único roteador. O sinal fica mais fraco conforme o dispositivo conectado se afasta dele;
- Repetidor: capta o sinal do roteador e o replica, mas pode haver perda de velocidade e instabilidade. Além disso, muitas vezes é preciso trocar de rede manualmente;
- Wi-Fi Mesh: forma uma malha de rede única, com cobertura ampla e contínua. Conforme o dispositivo se aproxima de outro ponto, ele se conecta automaticamente, sem perder velocidade ou precisar mudar de rede.
Aproveite para conferir os 6 mitos e verdades sobre o Wi-Fi.
Quando o Wi-Fi Mesh é indicado?
O Wi-Fi Mesh é ideal para diversos ambientes, que vão desde casas conectadas com vários dispositivos, como eletrodomésticos inteligentes, até escritórios e empresas.
- Casas grandes ou com mais de um andar;
- Ambientes com muitas paredes ou barreiras físicas;
- Residências com muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo;
- Pessoas que trabalham de forma remota;
- Escritórios com vários funcionários conectados;
- Quem busca estabilidade e velocidade em todos os cômodos da casa.
Leia também: Internet para home office: o que considerar na escolha?

Wi-Fi Mesh vale a pena?
Sim, o Wi-Fi mesh vale a pena.
Se você está sofrendo com um sinal fraco ou instável em algumas áreas da casa, ou precisa de maior estabilidade para trabalhar, o Wi-Fi Mesh pode oferecer a navegação mais rápida e sem interrupções que você busca para a alta produtividade.
Outro ponto positivo é que a instalação é mais simples do que parece.
Além disso, o gerenciamento da rede pode ser feito via aplicativo, e a rede é escalável, ou seja, você pode adicionar mais pontos conforme precisar.
Como instalar Wi-Fi Mesh em sua residência?
Em geral, é só conectar o roteador principal ao modem e posicionar os pontos Mesh nos cômodos onde o sinal precisa ser reforçado.
Na Desktop, os planos Giga Home Office e Giga Black já incluem o serviço Wi-Fi com roteador Mesh. Ou seja, você contrata o plano de internet e já leva toda essa tecnologia para dentro da sua casa, sem custos adicionais e com instalação grátis.
Quer mais praticidade, velocidade e estabilidade para toda a família?
Acesse o site da Desktop e conheça os benefícios dos nossos planos com Wi-Fi Mesh incluso.