7 situações que interferem no sinal do Wi-Fi

Identifique o que atrapalha a conexão e melhore sua internet

13/06/2024 6 min.

Na foto, no fundo um homem sentado no sofá. Na frente, a imagem de um roteador ligado e a projeção de um sinal de Wi-Fi.

Para ter uma boa conexão de internet, além de um plano 100% fibra óptica é preciso ficar atento ao seu aparelho roteador.

O roteador é o equipamento que recebe o sinal de internet da sua operadora e distribui pelos ambientes da residência.

É com o sinal Wi-Fi do roteador que você usa a internet no celular, no notebook, na TV, no tablet e em outros dispositivos.

Mas, você sabia que algumas situações podem interferir na qualidade do sinal do Wi-Fi e deixar a conexão instável e lenta?

Para que isso não aconteça com você, a seguir, confira sete situações que interferem diretamente no sinal Wi-Fi. E no final do post, tem dicas do que fazer para evitar esse problema. 

O que atrapalha o sinal do Wi-Fi?

Vários fatores afetam o desempenho do sinal Wi-Fi, causando interferências e até reduzindo a qualidade da conexão.

A seguir separamos os sete principais problemas:

1 – Interferência de outros dispositivos: Eletrodomésticos e eletrônicos que operam na mesma faixa de frequência do Wi-Fi, como microondas, telefones sem fio, babá eletrônica e dispositivos Bluetooth, causam interferência no sinal Wi-Fi e prejudicam a qualidade da conexão.

Na imagem, uma mulher trabalhando, ela usa um notebook. Ao fundo um colega de trabalho, também usando um computador.
A distância entre o seu dispositivo e o roteador pode interferir na qualidade do sinal do Wi-Fi

2 – Distância do roteador: Quanto mais longe você estiver do roteador Wi-Fi, mais fraco será o sinal. Objetos físicos, como paredes e móveis, também podem atenuar o sinal Wi-Fi e reduzir seu alcance efetivo.

3 – Obstruções físicas: Paredes espessas, pisos de concreto, móveis grandes e outros objetos físicos podem bloquear ou atenuar o sinal Wi-Fi, resultando em áreas com cobertura fraca ou sem sinal em sua casa ou escritório.

4 – Canal congestionado: Se muitos roteadores Wi-Fi na área estiverem operando no mesmo canal, isso pode causar interferência mútua e congestionamento de rede, reduzindo a velocidade e a confiabilidade da conexão Wi-Fi.

5 – Número de dispositivos conectados: Quanto mais dispositivos estiverem conectados à mesma rede Wi-Fi, mais congestionada a rede pode ficar, resultando em uma divisão da largura de banda disponível e reduzindo a velocidade para cada dispositivo.

6 – Configurações do roteador: Configurações inadequadas no roteador, como uma posição inadequada, uma antena danificada, uma configuração de segurança mal configurada ou um firmware desatualizado, podem prejudicar o desempenho do sinal Wi-Fi.

7 – Interferência externa: Fatores externos, como interferência de redes Wi-Fi vizinhas, sinais de rádio ou micro-ondas, podem afetar o desempenho do sinal Wi-Fi, especialmente em áreas urbanas muito povoadas.

Agora que você já sabe o que prejudica o sinal do Wi-Fi é hora de aprender o que fazer para garantir uma conexão de qualidade.

Como melhorar o sinal do Wi-Fi

Para melhorar o desempenho do sinal Wi-Fi, é recomendável:

  • Posicionar o roteador no centro da residência;
  • Verificar se há muitos obstáculos no caminho do sinal do roteador até o dispositivo que precisa do sinal;
  • Atualizar o firmware do roteador regularmente;
  • Escolher um canal, do roteador, menos congestionado 2,4 GHz ou 5 GHz, por exemplo;
  • Fique atento ao número de dispositivos conectados simultaneamente;
  • Evite interferências de outros dispositivos eletrônicos.

Com pequenos ajustes é possível ter um sinal Wi-Fi mais estável e forte.

Gostou das dicas?

Para melhorar ainda mais a sua experiência de conexão, acompanhe o Blog da Desktop e fique por dentro de tudo relacionado ao sinal da sua internet.

Por aqui, tem conteúdo novo toda semana.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR