Internet de fibra óptica: o caminho até a sua casa

Saiba qual o melhor sinal de internet e como ele deve chegar até você

21/03/2023 10 min.

Um homem, em um ambiente interno, sentado à mesa, tomando um café e usando um notebook conectado à internet da Desktop.

Sabia que quando você está conectado a uma internet rápida e estável, provavelmente, ela vem de uma rede de fibra óptica?

A internet de fibra óptica é a mais moderna tecnologia para transmissão de dados em alta velocidade. Afinal, é mais conexão para navegar, assistir filmes e séries, estudar, trabalhar, jogar online e muito mais.

Mas, antes de entender como você pode ter essa tecnologia dentro da sua casa, vamos conhecer a estrutura da fibra óptica.

Na prática, a conexão é garantida por meio de um cabo reflexivo preenchido por diversos filamentos de fibras de vidro ou plástico.

As fibras são tão finas quanto um fio de cabelo humano. Por isso, elas são revestidas com uma capa protetora resistente a condições climáticas extremas.

Dentro do cabo, os dados viajam por meio de feixes de luz pulsados em um padrão. As velocidades de internet transmitidas são tão altas que chegam a ser 20 vezes mais rápidas quando comparadas à internet de cabo metálico – até então a mais usada, mas isso antes da chegada da fibra.

E é graças a essa tecnologia que a internet fibra óptica é a mais estável e com menor perda de sinal do mercado.

Então, agora que você já conhece a estrutura da fibra óptica, é hora de entender como o sinal é transmitido.

Como a fibra óptica chega até a sua casa?

Um técnico de internet instalando a rede de fibra óptica em um poste de energia.
Na Desktop, a internet é 100% fibra óptica até dentro da sua casa


A instalação da internet de fibra óptica é feita via cabo.

O cabo drop, ou seja, o cabo de fibra óptica sai, com luz, do servidor central do seu provedor de internet até a sua casa.

Esse processo de instalação tem início logo após a contratação do seu plano de internet.

Aqui na Desktop, por exemplo, ao confirmar a disponibilidade de conexão para o endereço solicitado e agendar o serviço, nosso time segue três etapas para levar a internet de fibra óptica até a sua casa.

Na primeira fase, uma equipe garante a passagem do cabo drop até a caixa de atendimento, só para ilustrar, é aquela que fica alocada no poste, próximo ao endereço solicitado para a instalação.

Finalizada essa passagem, na segunda etapa, outra equipe leva o cabo de fibra óptica até dentro da sua casa – afinal, para usufruir de todos os benefícios da tecnologia, é preciso que o cabo chegue até dentro de casa, mesmo!

A terceira e última etapa é quando nossa equipe liga a transmissão do sinal de luz de internet que sai da Desktop até o seu endereço. Mas, calma, a seguir a gente te explica melhor esse processo.

E como funciona a internet de fibra óptica?

A rede de internet de fibra óptica funciona com a transmissão de banda larga a longas distâncias. E, ao contrário de um condutor de cobre, no cabo de fibra óptica a transmissão ocorre com luz e não precisa de corrente elétrica.

Ao contratar um plano com esta tecnologia, você pode receber o sinal, basicamente, de três formas, a principal diferença entre elas é a velocidade de internet que vai chegar até a sua casa.

Para entender esse processo de transmissão de dados da banda larga, listamos abaixo os tipos de conexão:

  • A rede FTTH ou FTTP (fiber to the home ou premises) indica que o cabo de fibra óptica será instalado até dentro da sua casa. Por isso, na Desktop, falamos que a conexão é realmente 100% fibra óptica. A vantagem dessa instalação é que o usuário tem a garantia de usar todos os benefícios que a tecnologia pode proporcionar.

  • Mas atenção! Algumas operadoras trabalham com a rede FTTC (fiber to the curb). O que significa que a fibra chega somente até o poste mais próximo à residência. Depois, o sinal é transferido para um cabo coaxial, o que pode gerar perda de velocidade da conexão.

  • E, por último e também com menos velocidade de internet, tem a rede FTTN (fiber to the node ou neighborhood). Aqui, a fibra fica alocada em um node, que representa uma minicentral, e, a partir dele, o sinal é distribuído por meio de um par de cobre, por bairros ou regiões, até a sua casa.

Percebeu como é importante saber como a internet de fibra óptica chega até a sua residência?

Afinal, dependendo do tipo de instalação você não terá tantos benefícios.

Qual é a vantagem da internet fibra óptica?

A principal vantagem da fibra óptica, quando utilizada para a internet, é a alta velocidade na transmissão de dados.

Seis pessoas da mesma família, sendo o casal de avós, os pais e duas crianças, sentados no sofá da sala, usando vários dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebook, todos conectados à internet da Desktop.
Com a internet 100% fibra óptica toda a família pode ficar conectada

Só para exemplificar, os vídeos vão carregar mais rápido e os documentos serão enviados com mais agilidade.

Esta tecnologia também garante mais estabilidade na conexão. Por ser revestida por uma capa protetora resistente, a fibra óptica não sofre tanta interferência de redes de comunicação próximas.

Mas, além desses, podemos listar outros pontos importantes, como maior segurança de dados, raras perdas de sinal e menor deterioração das redes.

Mas afinal, qual a melhor internet fibra óptica?

Depois de entender todo o caminho da fibra óptica, é possível concluir que a melhor conexão é aquela que leva a fibra até dentro da sua casa.

Só a rede FTTH é a única realmente 100% fibra óptica e que garante as altas velocidades de conexão que a tecnologia oferece.

Agora que você conhece as vantagens da internet de fibra óptica, que tal conferir as opções de planos e velocidades da Desktop?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Olimpíada 2024Plano de internet residencialQual a melhor internet?Wi-Fi público2ª via de boleto Desktop