O que é malware e como se proteger

Conheça os riscos do malware e saiba como evitar que seu dispositivo seja infectado

17/12/2024 14 min.

No mundo digital, a segurança online deve ser uma preocupação constante, afinal existem vários inimigos à solta que podem roubar suas informações pessoais. Entre os sistemas mais prejudiciais está o malware.

Se você está se perguntando “o que é malware”, saiba que este é um termo que se refere a qualquer tipo de software malicioso projetado para danificar ou acessar sistemas sem o seu consentimento.

O malware pode invadir o seu computador ou celular e ter acesso a dados sigilosos com facilidade.

Por isso, neste post, você vai conferir as principais informações sobre o malware para ficar bem atento quando estiver navegando online.

Vamos começar?

O que é malware?

Malware é qualquer programa desenvolvido com a intenção de prejudicar, acessar, roubar ou danificar informações pessoais e sistemas de computador.

A palavra malware é a abreviação de “software malicioso” (do inglês, malicious software).

Existem diferentes tipos de atividades maliciosas, desde roubo de dados e monitoramento do usuário até destruição de arquivos e controle remoto de sistemas.

E esses tipos de malware podem ser distribuídos de diversas formas, como em e-mails, sites comprometidos, downloads de softwares e até mesmo por meio de dispositivos de armazenamento externo.

Por isso, a seguir, vamos conhecer mais detalhes sobre essas informações.

Tipos mais comuns de malware

Entre os malwares, temos seis tipos considerados os mais comuns e pode apostar, você deve conhecer um ou mais deles:

1 – Vírus: programas que se anexam a arquivos ou programas do seu computador e se propagam automaticamente para outros arquivos ou sistemas. O vírus malware pode corromper arquivos, destruir dados e prejudicar o desempenho do sistema.

2 – Worms: semelhantes aos vírus, mas com a diferença de que não precisam se anexar a outros arquivos. O worms se espalham por redes, explorando vulnerabilidades nos sistemas para infectar computadores conectados.

3 – Trojans (Cavalos de Troia): talvez esse seja um dos tipos mais conhecidos e se trata de um malware disfarçado como um software legítimo. Quando executados, eles permitem que os hackers assumam o controle do dispositivo ou roubem dados.

4 – Spyware: programas que monitoram, de forma secreta, as atividades do usuário, coletando informações pessoais sem seu consentimento, como senhas, números de cartão de crédito e histórico de navegação.

5 – Ransomware: malware que criptografa arquivos no computador da vítima, tornando-os inacessíveis, e exige um pagamento (geralmente em criptomoeda) para liberar o acesso aos dados.

6 – Adware: software que exibe anúncios indesejados ao usuário, frequentemente interrompendo sua navegação na internet. Embora nem sempre seja malicioso, pode prejudicar a experiência do usuário e estar relacionado a outros tipos de malware.

Agora que você já conhece os tipos de malware, vamos entender como eles se espalham na sua máquina.

Como o malware se espalha?

Um malware pode infectar o seu computador de diversas formas, como:

E-mails de phishing: Mensagens fraudulentas que tentam enganar o usuário a abrir links ou anexos contaminados com malware;

Sites comprometidos: Páginas que contêm vírus ou outros tipos de malware e podem infectar o computador ao ser visitadas;

Dispositivos de armazenamento externos: Pendrives, discos rígidos externos ou cartões de memória infectados que espalham malware quando conectados a computadores ou celulares;

Downloads de software não confiáveis: Programas baixados de fontes não verificadas e infectados.

Mas, como saber se o seu dispositivo foi afetado por malware?

Sinais de que seu dispositivo pode estar infectado

Confira os seis principais indícios de que sua máquina foi infectada por um malware:

1 – Desempenho lento ou travamentos frequentes

Se o seu dispositivo está funcionando de forma mais lenta do que o normal, pode ser um sinal de que há malware em execução, consumindo recursos do sistema;

2 – Pop-ups excessivos ou anúncios estranhos

Muitos tipos de malware, como adware, podem preencher sua tela com anúncios indesejados, mesmo quando você não está navegando ativamente na web;

3 – Redirecionamentos de navegador

Isso acontece quando você acessa um site legítimo, mas é redirecionado automaticamente para uma página desconhecida ou estranha;

4 – Arquivos ou programas desconhecidos

O aparecimento de arquivos ou programas que você não reconhece no seu dispositivo pode ser um sinal claro de infecção por malware;

5 – Mensagens de erro incomuns

Alguns tipos de malware podem gerar mensagens de erro, alertas ou até mesmo mensagens de cobrança falsas (como no caso de ransomware);

6 – Aumento no consumo de dados da internet

Alguns malwares usam a conexão de internet para enviar dados coletados ou até para invadir outros sistemas. Um aumento inesperado no consumo de dados pode ser um indício de atividade maliciosa.

Ao desconfiar de malware, o que fazer?

Se você desconfia que seu dispositivo foi infectado por malware, ou se ele apresenta pelo menos um dos sinais indicados no tópico acima, siga imediatamente as orientações abaixo:

1 – Desconecte-se da internet – essa ação ajuda a evitar que o malware envie ou receba dados do seu dispositivo, limitando danos adicionais.

2 – Realize uma varredura completa – execute uma verificação completa com seu antivírus para identificar e remover qualquer ameaça detectada. Caso o antivírus não consiga resolver o problema, considere usar ferramentas específicas de remoção de malware.

3 – Desinstale programas suspeitos – Vá até as configurações do dispositivo (no computador ou celular) e desinstale qualquer programa ou aplicativo desconhecido que você não tenha baixado ou não reconheça.

4 – Restaure o Sistema (se necessário) – Se o problema persistir, você pode restaurar o sistema para um ponto anterior, onde o malware ainda não estava presente, ou até mesmo fazer uma formatação do dispositivo.

5 – Consulte um profissional de TI – Se você não conseguir resolver o problema sozinho, o mais indicado é consultar um profissional de tecnologia da informação para garantir que o malware seja completamente removido.

Agora que você se livrou do malware, é importante saber como se proteger para evitar que o seu dispositivo seja contaminado novamente.

Como se proteger contra malware?

Ao adotar alguns cuidados simples, é possível evitar que seu dispositivo seja infectado por um malware e que seus dados estejam em perigo.

Para isso, siga as orientações abaixo:

1 – Tenha um antivírus e deixe-o atualizado: Um programa de antivírus de qualidade vai te ajudar a detectar e remover malwares;

2 – Atualize o sistema regularmente: Mantenha o sistema operacional do seu computador ou celular sempre atualizado, assim como os programas que usa. As atualizações geralmente corrigem vulnerabilidades que podem ser exploradas, por exemplo, por malwares;

3 – Evite downloads de fontes não confiáveis: Baixe programas apenas de sites oficiais e lojas de aplicativos confiáveis como Google Play e App Store;

4 – Cuidado com links e e-mails suspeitos: Phishing é uma técnica comum para infectar dispositivos com malware. Não clique em links ou abra anexos de e-mails de remetentes desconhecidos. Sempre verifique a autenticidade da mensagem antes de interagir com qualquer conteúdo;

5 – Utilize senhas fortes e autenticação de dois fatores: Proteger suas contas online com senhas complexas e a autenticação em dois fatores dificulta o acesso de invasores ao seu dispositivo;

6 – Faça o backup regular de dados: Manter cópias de segurança dos seus arquivos importantes é uma medida preventiva no caso de ser vítima de malware, especialmente de ransomware.

Afinal, a prevenção ainda é a melhor maneira de proteger seus dispositivos contra o malware.

Como vimos neste post, o malware é uma ameaça constante no mundo digital capaz de causar danos significativos à sua segurança e privacidade.

Embora os riscos sejam grandes, a adoção de boas práticas de uso, como deixar o antivírus ativo e o sistema atualizado, ajudam a proteger seu dispositivo contra as ações de malwares.

Para mais dicas, siga o Blog da Desktop, tem conteúdo novo toda semana!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR