Todos os dias recebemos dezenas de e-mails e é cada vez mais comum, entre essas mensagens, conter e-mails de phishing.
Phishing são golpes que recebemos por correio eletrônico em que os criminosos tentam roubar suas informações confidenciais.
Para isso eles se passam por grandes empresas, com o objetivo de induzir você a fornecer voluntariamente os dados que eles precisam.
Para reconhecer o phishing, é preciso estar atento a certos sinais de alerta. Por isso, a seguir, confira seis situações em que você precisa desconfiar.
Como identificar um e-mail phishing?
Para identificar um e-mail de phishing, é preciso estar sempre atento a detalhes na mensagem recebida. Para te ajudar nesta missão, confira a seguir algumas dicas para reconhecer um golpe:
1 – Endereços de e-mails falsos
Os golpistas geralmente usam endereços de e-mail que parecem legítimos à primeira vista, mas que, ao olhar com atenção, estão escritos errados, como: “admin@rnicrosoft.com” onde o “r” e o “n” substituem o “m” de “Microsoft”.
2 – Erros de ortografia e gramática
Mensagens de phishing muitas vezes contêm erros de digitação, gramática e formatação, além de imagens distorcidas, o que normalmente não acontece em e-mails de empresas e instituições legítimas.
3 – Mensagem com senso de urgência ou ameaça
É comum, no golpe do phishing, o criminoso enviar uma mensagem em que você tenha que reagir com urgência ou para evitar consequências negativas.
Um exemplo comum é: envie os seus dados bancários, senão a sua conta será bloqueada.
E geralmente esse texto é bem genérico, sem nenhum detalhe do motivo do bloqueio. Neste caso, não responda ao e-mail e entre em contato com o seu banco.
4 – Links suspeitos
Mesmo que a mensagem esteja bem escrita e que você conheça o remetente, tenha cuidado com links incorporados ao e-mail.
Golpes de phishing podem usar URLs que imitam sites legítimos, mas que contém pequenas alterações.
Por isso, antes de clicar em um link, passe o cursor sobre ele e confira a URL real.
Verifique se há erros de ortografia e se o site é conhecido. Em caso de dúvida, prefira inserir manualmente a URL no navegador em vez de clicar no link do e-mail.
5 – Anexos inesperados
Arquivos anexos em e-mails não solicitados ou inesperados podem conter malware ou outras ameaças online.
Tenha cuidado ao abrir o arquivo e, na dúvida, confirme com o remetente antes de agir.
6 – Solicitação de informações pessoais
Fique alerta a pedidos de informações pessoais e sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito ou dados bancários.
Jamais forneça esses dados por e-mail ou mensagem de texto. Se receber um pedido deste, denuncie o e-mail como phishing.
Proteja-se!
Como vimos, estar sempre atento às mensagens de e-mails é essencial para reconhecer um phishing e evitar um golpe.
Por isso, lembre-se de ter cuidado com as informações pessoais fornecidas na internet e seja cauteloso com dados sensíveis, como logins e dados financeiros. Além disso, sempre mantenha o seu antivírus atualizado.
Na Desktop, você pode contratar um plano de internet com o antivírus Kaspersky. Acesse nosso site e conheça os planos disponíveis para a sua região.