7 dicas para fazer a bateria do notebook durar mais

É comum a bateria perder a capacidade ao longo do tempo, mas dá para aumentar a sua vida útil

07/02/2024 9 min.

Toda bateria sofre perda gradual da sua capacidade depois de algum tempo de uso. O mesmo acontece com a bateria do notebook.

Os três primeiros anos de vida são os que oferecem o melhor desempenho e funcionalidade, depois disso, caso o usuário não tenha adotado bons hábitos, pode notar queda na capacidade de carga do item.

Mas fique tranquilo(a), pois é possível fazer com que a bateria do notebook dure mais tempo, sim. E você confere todos os detalhes neste post!

A bateria do notebook

O notebook é um equipamento bastante prático, quando comparado ao computador tradicional, pois permite que seja utilizado mesmo sem estar ligado à tomada.

A conexão, direto com a fonte, permite que a máquina armazene energia em suas baterias sem a necessidade de depender 100% de uma rede elétrica.

Atualmente, as baterias de notebooks são de íons de lítio, um material leve, atóxico e com baixo consumo de energia e maior durabilidade.

No entanto, para usufruir de toda essa praticidade é preciso tomar certos cuidados para que a bateria do notebook dure mais.

Por que baterias de notebook duram pouco?

O tempo de fabricação e os próprios hábitos do usuário influenciam diretamente na durabilidade da bateria do notebook.

Uma bateria com mais de cinco anos de uso não terá o mesmo desempenho de uma com até três anos. Além do mais, certas atitudes tendem a diminuir a vida útil da peça.

Por isso, a seguir, você confere algumas maneiras simples de fazer com que a bateria do seu notebook dure mais.

7 formas de aumentar a vida útil da bateria do notebook

Saiba como cuidar corretamente da bateria do seu notebook e aproveitá-la ao máximo.

1 – Cuidado com o aquecimento da bateria

A alta temperatura é inimiga de vários componentes de hardware do computador, inclusive da bateria de lítio, usada em notebooks, smartphones e outros eletrônicos.

O calor, neste caso, pode travar o computador, prejudicar o desempenho da máquina e acelerar sua degradação.

Um notebook está aquecido quando partes do equipamento ficam quentes rapidamente e esta temperatura elevada se mantém por algum tempo.

A recomendação dos fabricantes para evitar o problema é nunca bloquear a saída de ar dos notebooks. Mas, como fazer isso?

Primeiro, evite usar o notebook na cama, no sofá ou em cima de tecidos que impeçam o fluxo de ar da máquina. Depois, se possível, use apenas uma saída USB do equipamento.

Lembre-se: o ideal, para aumentar a vida útil da bateria, é trabalhar com o equipamento em uma mesa plana ou em suportes próprios para notebooks. No mercado, existem várias bases que auxiliam na circulação de ar e no sistema de refrigeração da máquina.

2 – Evite carregadores sem marca

Se precisar comprar um carregador ou fonte novos, prefira o modelo original do seu notebook ou de uma marca recomendada.

Na hora da compra, verifique ainda a voltagem e amperagem de saída, também chamada de output.

Essas informações precisam ser iguais ou muito próximas do indicado pelo fabricante do seu equipamento para evitar acidentes, como sobrecarga, superaquecimento e danos à máquina.

3 – Não deixe a bateria descarregar por completo

A vida útil de uma bateria é representada por ciclos. A bateria de um notebook tem de 300 a 500 ciclos e um período se encerra sempre que o equipamento zera a sua carga.

Para aumentar a vida útil da bateria, e evitar o encerramento dos ciclos muito rápido, o ideal é conectar o notebook na tomada quando a carga estiver na marca de 20%.

Desta forma, a bateria pode durar vários anos com a qualidade prometida pelo fabricante.

4 – Nem sempre na tomada

Deixar o notebook carregando, o tempo todo, também não é indicado.

Isso porque, quando o equipamento está ligado na energia ele fica mais quente quando comparado ao uso sem estar conectado à energia.

E como já vimos, uma máquina superaquecida prejudica a vida útil da bateria.

O ideal é ao atingir 100% da carga, desligar o notebook da tomada e só religá-lo quando a bateria chegar aos 20%.

5 – Não guarde o notebook com a bateria zerada

Nunca deixe o computador sem bateria e desligado por muitos dias.

Caso não vá usar a máquina, o recomendado é que ela esteja com a carga completa ou, no mínimo, com mais de 20% de bateria.

Esse cuidado é necessário já que, mesmo desligado, o notebook perde energia ao longo do tempo e o melhor é evitar que o equipamento descarregue por completo.

6 – Deixe seu computador sempre atualizado

Manter as atualizações do seu notebook também pode aumentar a vida útil da bateria.

Afinal, essas atualizações geralmente corrigem bugs e melhoram a segurança da máquina, interferindo no desempenho da bateria.

7 – Configure o modo economia de energia

Alterar o perfil de energia do notebook ajuda a equilibrar o desempenho da máquina e a economizar bateria.

Para isso, clique no ícone de bateria no canto inferior direito da tela do seu notebook. Na tela seguinte, configure a energia e a suspensão de acordo com as suas necessidades de uso, mas visando o modo economia de energia.

Com esses cuidados diários você pode fazer a bateria do notebook durar mais e aproveitar o melhor desempenho da máquina.

Gostou das dicas?

Compartilhe com seus(as) amigos(as). Para enviar por WhatsApp é só clicar no ícone do aplicativo, abaixo.

E se quiser saber mais sobre cuidados com a bateria do computador, confira o post 10 dicas para econimizar bateria do notebook.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR