Luz vermelha no roteador: o que significa e como resolver

A luz vermelha do seu roteador acendeu? Saiba porque isso aconteceu e o passo a passo para resolver de vez

06/08/2024 10 min.

A luz vermelha no roteador acendeu e você ficou sem internet? Calma, isso é mais comum do que parece — e tem solução.

O roteador é o dispositivo responsável por transmitir o sinal de internet por toda a casa.

Mas, quando uma luz vermelha acende, significa que a principal função do aparelho está comprometida, ou seja, a sua conexão de internet ficará instável e até mesmo sem sinal.

O problema é comum e fácil de resolver.

Então, neste post, você vai entender o que significa a luz vermelha acesa no roteador, por que ela aparece e como resolver o problema.

Vamos continuar a leitura?

O que significa a luz vermelha no roteador?

A luz vermelha no roteador geralmente indica que há um problema na conexão com a internet. Mas, dependendo do modelo do equipamento, pode significar:

Conexão de internet fraca

Quando a luz vermelha fica piscando é um sinal de problema no cabo ou na configuração, sendo as principais causas erro de rede ou falta de atualização do software. Normalmente você irá perceber que a conexão está oscilando.

Conexão de internet perdida

A luz vermelha pode ser um sinal de que existe alguma falha no processo da transmissão do sinal da internet. Neste caso, a luz fica acesa de forma contínua.

Confira ainda – Conectado sem internet: causas e como resolver

Todo roteador tem luz vermelha?

E se você parou para pensar se o seu roteador também tem a luz vermelha, saiba que não, nem todos os roteadores são assim. A presença e as cores dos LEDs variam entre os modelos e fabricantes de dispositivos.

Alguns roteadores, por exemplo, podem ter apenas LEDs nas cores verde, amarelo e branco.

Então, para identificar com precisão o significado da luz vermelha no seu roteador ou das demais cores, é recomendável consultar o manual do usuário, fornecido pelo fabricante do dispositivo.

Caso você não tenha o manual físico, pode acessar o site da fabricante e pesquisar pelo manual digital.

Leia também – Luzes do roteador: entenda os significados

Mas, para resolver a questão o quanto antes, a Desktop separou abaixo ações que você deve seguir para solucionar o problema.

Como resolver a luz vermelha no roteador?

Existem seis formas de resolver o problema da luz vermelha no roteador e melhorar o sinal da conexão. Confira o passo a passo:

1 – Verifique os cabos

Certifique-se de que todos os cabos e a fonte de alimentação estejam conectados da forma correta tanto no roteador quanto nos dispositivos correspondentes, como computador e aparelho de televisão.

Verifique também se as extremidades dos cabos não estão danificadas ou dobradas. Às vezes, um cabo solto ou danificado pode ser a causa do problema. Se necessário, troque-o.

2 – Reinicie o roteador

Reiniciar o modem é uma ação simples e bastante eficaz para solucionar problemas de conectividade e de luz vermelha. Para fazer, isso basta tirar o equipamento da tomada e ligá-lo novamente.

Mas atenção, depois de retirar o roteador da tomada, aguarde de 30 segundos a 1 minuto antes de ligá-lo.

O procedimento limpa a memória e o cache do aparelho e resolve problemas temporários de software e configurações.

3 – Observe a interferência de outros dispositivos

Já falamos aqui no Blog sobre os inimigos do Wi-Fi e são justamente esses eletrônicos que podem prejudicar o funcionamento do roteador.

Por isso, certifique-se de que o equipamento esteja posicionado no lugar correto para transmitir o melhor sinal de internet para a sua casa.

4 – Restaure a configuração padrão do roteador

O procedimento conhecido como “reset” ou “reinicialização de fábrica” pode resolver o problema da luz vermelha.

Para isso, acesse o painel do administrador e digite o endereço de IP do roteador. Se o seu equipamento tiver, informe o login e senha, e procure a opção “reconfigurar roteador”.

Saiba mais em  – Qual é o meu IP?

Você também pode fazer isso ao pressionar o botão de “reset” no roteador, que normalmente fica localizado na parte de trás do dispositivo.

Mas lembre-se: essa ação apagará todas as configurações personalizadas do aparelho.

5 – Atualize o firmware

O firmware é um software que executa funções básicas de entrada/saída e possibilita que um dispositivo converse com outros.

Ao atualizar o firmware, o aparelho corrige bugs, problemas no software e até vulnerabilidades de segurança.

6 – Verifique a conexão com a internet

Se, mesmo depois de tentar todos os procedimentos anteriores, a luz vermelha persistir, é hora de verificar a conexão com a internet.

Na Desktop, você pode entrar em contato pelo telefone 0800 100 3100 ou WhatsApp (19) 3514-3100.

Fique por dentro dos canais oficiais da Desktop Internet

A nossa equipe técnica fará um teste, de forma remota, para analisar a qualidade da conexão e, caso seja identificado algum problema, uma visita técnica será agendada.

Agora que você já sabe o que fazer em caso de luz vermelha no roteador, compartilhe este post com seu amigo ou amiga que adora ficar conectado.

Confira mais informações em – 6 dicas de como melhorar a velocidade da internet

Perguntas frequentes

Por que a luz do roteador está vermelha?

Porque o equipamento está com dificuldades de conexão com a internet, seja por problema nos cabos, erro de configuração ou falha pontual na operadora.

A luz vermelha do roteador indica que queimou?

Nem sempre. Na maioria das vezes, é apenas uma falha temporária de sinal. Mas se o equipamento estiver muito quente ou com cheiro de queimado, desligue da tomada e contate o suporte técnico.

Quanto tempo demora para voltar?

Se for uma instabilidade na rede, pode voltar em minutos. Mas se for um problema local, só necessário um atendimento técnico.

Quando chamar o suporte técnico?

Se após todos os testes o roteador continuar com a luz vermelha, é hora de falar com o suporte técnico.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Imagem Background Imagem Background

Acompanhe nossas novidades

Cadastre seu e-mail para receber informações exclusivas

Preencha o campo corretamente

Digite um e-mail válido