4 livros para vestibular que vale a pena conferir

Revise aqui os títulos mais cobrados pelas universidades

03/11/2023 8 min.

Estudante com camisa listrada azul e branco, sentada à mesa, sorrindo, lendo no celular conteúdos de vestibular, com caderno de anotações e bebida ao lado.

Com a chegada do período de vestibulares, é preciso ficar atento e revisar os títulos mais cobrados pelas universidades. E para te ajudar nesta missão, o Skeelo separou quatro livros para vestibular que você, estudante, precisa ler.

Além disso, no final deste post, tem algumas dicas extras para os dias de provas.

Vamos conferir?

Livros para vestibular

Imagem mostra as capas dos livros "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, e "Torto Arado", de Itamar Vieira Junior, com fundo em vermelho.
Livros “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior.

Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio De Almeida | Skeelo*

A primeira indicação é do único romance de Manuel Antônio de Almeida, o livro tem como fio condutor as sucessivas aventuras protagonizadas por Leonardo, “filho de uma pisadela e de um beliscão”, e apresenta, em tom satírico, traços da sociedade brasileira do tempo de D. João VI.

Os costumes, comportamentos e personagens pertencentes a classes menos abastadas, estes últimos até então ignorados nos textos literários, assumem papel de destaque nessa espécie de crônica de costumes, que transita entre a ordem e a desordem.

*Com informações de Skeelo

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior | Editora Todavia*

Ganhador do Prêmio Jabuti de Melhor Romance de 2020, Torto Arado é um fenômeno da Literatura Brasileira e já entrou na lista de livros para vestibular também.

A história se passa nas profundezas do sertão baiano, local onde as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca que estava guardada na mala sob a cama da avó. Então, ocorre um acidente e para sempre as vidas delas ficam ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra.

Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance fala sobre vida e morte, combate e redenção.

*Com informações de Editora Todavia
Imagem mostra as capas dos livros "Quincas Borba", de Machado de Assis, e "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, com fundo vermelho.
Livros “Quincas Borba”, de Machado de Assis, e “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.

Quincas Borba, de Machado de Assis | Skeelo*

A terceira indicação deste post foi publicada pela primeira vez em livro em 1891, depois do livro Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) e antes de Dom Casmurro (1899). Quincas Borba é uma das obras mais marcantes da fase realista de Machado de Assis.

Talvez por se situar justamente entre esses dois monumentos da obra machadiana, o romance muitas vezes foi considerado uma realização menor, uma espécie de mera continuação das Memórias póstumas – para irritação de seu autor, que, em um raro comentário sobre a própria ficção, afirmou que a presença do personagem Quincas Borba era “o único vínculo” entre os dois livros.

Vale a pena conferir, não é mesmo?

*Com informações de Skeelo

Auto da compadecida, de Ariano Suassuna | Editora Ediouro*

A quarta e última indicação do Skeelo de livros para vestibular é o “Auto da compadecida”.

A obra consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados em cordel.

O livro é uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.

Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas.

A obra apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e regionalismos relativos ao Nordeste.

Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi, “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

*Com informações de Editora Ediouro

Dicas extras!

Ler os livros para vestibular é apenas uma das formas de se preparar para a maratona de provas.

A seguir, confira mais dicas para o dia do vestibular:

1 – Separe os itens importantes

Além do documento de identificação, confira no edital da universidade o que é necessário levar para realizar o exame.

2 – Cuide-se!

Como as provas são longas, leve sempre um lanchinho e beba bastante água. Evite sentir fome ou sede, elas podem atrapalhar a sua concentração.

3 – Dias antes, repasse a matéria

Além dos estudos constantes, faça cartões para repassar os conteúdos mais importantes da prova de forma rápida. Desta forma, as informações ficam fresquinhas na memória e você irá se sentir mais tranquilo.

Gostou das dicas deste post?

Compartilhe com os seus amigos e amigas que também estão se preparando para as provas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Imagem Background Imagem Background

Acompanhe nossas novidades

Cadastre seu e-mail para receber informações exclusivas

Preencha o campo corretamente

Digite um e-mail válido