O que é o Chat GPT e livros sobre o tema

Com diversas funções, o ChatGPT promete otimizar o seu tempo e aumentar a sua produtividade

22/02/2024 10 min.

Se você é um entusiasta de tecnologia, já ouviu falar ou já usou o ChatGPT. Mas caso você ainda não saiba o que é o ChatGPT ou queira se aprofundar no tema e esteja em busca de indicações de livros sobre o assunto, vale a pena conferir este post.

Afinal, o ChatGPT é muito mais do que um gerador de conteúdo. Confira!

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta, treinada pela OpenAI, laboratório de pesquisa de Inteligência Artificial (IA) dos Estados Unidos, capaz de processar a linguagem natural.

O ChatGPT funciona como uma assistente virtual de comunicação “humanizada”, que pode responder a perguntas, compreender e gerar textos coerentes, permitindo uma interação eficiente e complexa, bem diferente dos chatbots utilizados até então.

Como funciona o ChatGPT?

Esse recurso foi criado, nos Estados Unidos, pela OpenAI com uma técnica chamada “transformer” (daí o nome Generative Pre-Trained Transformer) e treinado com base em dados textuais para aprender padrões, contextos e relações linguísticas.

Por isso, durante a interação, a ferramenta analisa o contexto da pergunta atual, considera as informações fornecidas anteriormente e gera uma resposta coerente.

O ChatGPT foi desenvolvido em um modelo que possui aprendizado e atualização contínuos, e é possível tê-lo como ferramenta para diversas funções, como otimização de tempo e produtividade, análise de dados para tomada de decisões, revisão de códigos de programação e até mesmo para estudo, como de idiomas.

As possibilidades são inúmeras!

Como usar o ChatGPT

Para aproveitar ao máximo esta ferramenta, confira algumas dicas:

  1. Seja direto e conciso: Ao formular perguntas, seja claro. O ChatGPT responde melhor a instruções diretas e específicas. Por isso, evite ambiguidades, se você deseja respostas precisas.
  2. Forneça um contexto: Essa é a chave para uma conversa eficaz. Ao fazer perguntas, forneça informações relevantes para que o ChatGPT compreenda melhor o que você deseja.
  3. Divida para conquistar: Quando lidar com tópicos complexos, em vez de optar por uma única pergunta, faça questionamentos menores para facilitar o entendimento da ferramenta.
  4. Tenha paciência e seja persistente: Se a resposta inicial não for satisfatória, experimente reformular a pergunta. A paciência é essencial para interagir com modelos de linguagem.
  5. Temperatura: este é um parâmetro para medir a criatividade do modelo de linguagem do conteúdo solicitado ao ChatGPT. O valor varia de 1 a 0,1, sendo que quanto mais próximo ao 1, mais criativa e variada será a resposta e quanto mais próximo ao 0,1 mais focada.

Não se esqueça de que a IA é uma ferramenta de auxílio e não substitui a criatividade. Portanto, utilize-a de forma ética para obter apoio, compreendendo suas funcionalidades e limitações.

Que tal explorar mais sobre Inteligência Artificial e descobrir maneiras mais elaboradas de interação com essas ferramentas?

Para isto, o Skeelo separou alguns conteúdos para você se aprofundar.

3 livros sobre o ChatGPT

1 – ChatGPT Explicado: O guia definitivo sobre esta e outras inteligências artificiais, de Helbert Costa | Editora Citadel* – disponível em ebook

A primeira indicação de livro do Skeelo traz uma análise detalhada dos benefícios e desafios do uso do ChatGPT, tecnologia que tem revolucionado a maneira como nos comunicamos e interagimos com a Inteligência Artificial.

O autor também traz preocupações éticas e apresenta estratégias para se adaptar às mudanças no mercado de trabalho relacionadas a esta automação e a Inteligência Artificial.

*Com informações de Editora Citadel

2 – Inteligência artificial, de Kai-Fu Lee | Editora Globo* – disponível em ebook

A segunda indicação de livro sobre o ChatGPT, do Skeelo, é de autoria de um dos criadores da Inteligência Artificial como a conhecemos hoje.

Na obra, Kai-Fu Lee, que já foi presidente da Google China e é considerado um dos maiores especialistas em inovação tecnológica no mundo, mostra como a revolução das máquinas nos tornará mais humanos.

Em Inteligência artificial, ele explica, em uma linguagem simples, como o desenvolvimento da IA está alterando as nossas vidas e expõe quais são as mudanças que podemos esperar nos próximos anos.

Apesar de muitos especialistas afirmarem que a IA irá acabar com muitas profissões, o autor argumenta que, assim como outras grandes revoluções na história da humanidade, a IA apenas mudará a forma como trabalhamos, fazendo com que as pessoas tenham cada vez mais tempo para se dedicarem ao lazer.

Ao longo do livro, Kai-Fu Lee também conta como o diagnóstico de um câncer em estágio avançado fez com que ele repensasse sua relação com o trabalho, seu legado e os próprios rumos da inteligência artificial, se perguntando sobre como a tecnologia poderia ser utilizada para resolver alguns dos maiores problemas que assolam a sociedade neste início de milênio, como a miséria, a desigualdade e a dificuldade de acesso à educação.

*Com informações de Editora Globo

3 – Inteligência artifici-o-quê?, de Karol Melo | Editora Pormenor* – disponível em minibook

A terceira e última indicação do Skeelo explora as possibilidades de aplicações da Inteligência Artificial e seus avanços, e até dilemas éticos.

O livro explora as fronteiras da tecnologia, questionando não apenas o que podemos realizar, mas também se devemos.

*Com informações de Editora Pormenor

Gostou das indicações do Skeelo em parceria com a Desktop?

Agora é só selecionar qual livro deseja acessar e iniciar a leitura!

Vale lembrar que todo cliente Desktop tem acesso ao aplicativo, já incluso no seu plano.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR