Livros para entender mais sobre fake news!

Confira as dicas do Skeelo e fique longe de notícias falsas!

22/08/2023 8 min.

Uma pessoa usando o notebook. Na tela, conteúdos sobre fake news.

A disseminação das fake news, ou seja, informações falsas e enganosas, principalmente na internet, se tornaram um assunto recorrente na nossa sociedade.

A preocupação se dá devido ao impacto negativo que um conteúdo falso pode causar em pessoas, empresas ou na comunidade em geral.

Você já parou para pensar que uma fake news pode:

  • influenciar a opinião pública;
  • distorcer a verdade;
  • espalhar medo e ódio;
  • prejudicar reputações e
  • causar danos físicos?

Pois é, não à toa esse tema precisa ser abordado.

Diante de tantos riscos, é cada vez mais importante entender sobre o assunto e saber discernir o que é verdade ou não. A boa notícia é que, para isso, além de informações em sites de confiança, podemos ter uma ajuda extra de livros sobre fake news.

Mas, antes de falarmos sobre as indicações de e-books deste post, vamos entender um pouco mais sobre como as notícias falsas funcionam.

O que é fake news?

Fake news são informações falsas e enganosas que podem ser apresentadas como notícias ou pesquisas verdadeiras.

Mas, além das palavras fakes news, existem outros termos específicos para identificar esse tipo de manipulação e disseminação de conteúdos tendenciosos.

Um deles é a pós-verdade. Na pós-verdade, são criadas narrativas emocionais que não estão, necessariamente, apoiadas em fatos ou evidências.

E, entre este novo vocabulário virtual, temos também as deep fakes que se referem a mídias manipuladas que podem ser usadas para criar notícias falsas ou enganosas.

O que contribui para as fake News?

Um homem usando o notebook na cozinha de casa.
Fique atento e saiba como identificar as fakes news para não compartilhar informações falsas

Diversos fatores contribuem com as fake news, entre eles:

  • Facilidade e velocidade de compartilhamento, que, na prática, permite que várias pessoas recebam o conteúdo falso em um espaço curto de tempo;
  • E uso excessivo e massivo das redes sociais, o ambiente propício para a disseminação de fake news.

O que fazer?

Tudo isso é bem preocupante e já existem movimentos de plataformas e instituições para combater as notícias falsas e implementar políticas e ferramentas que auxiliem a detectar e remover conteúdos enganosos.

Contudo, também é importante que cada um faça a sua parte, ou seja, pesquise a veracidade das informações e busque por fontes confiáveis.

Por falar em fontes confiáveis, confira as duas Dicas by Skeelo para ajudar a combater as fake news.

Livros sobre fake News

Com um fundo que indica capas de livros, em destaque temos duas obras. Na ordem: Fake news, de André Faustino e Fake news de Irineu Barreto.

Fake news: a liberdade de expressão na redes sociais na sociedade da informação, de André Faustino | Editora Lura

A falsa sensação de se manter no anonimato ou ficar “invisível” na internet encoraja cada vez mais pessoas ou grupos a gerarem desinformação. E com isso, as fake news passaram a ganhar protagonismo no ambiente digital, principalmente nas redes sociais.

Como a possibilidade de gerar conteúdo na rede é infinita, o ambiente se tornou propício para fazer com que as informações e desinformações circulem de uma forma muito rápida.

Diante destes cenários, o livro Fake News traz diversas discussões sobre informações falsas, pós-verdade e deep fake, bem como suas causas e consequências na sociedade.

Uma indicação de leitura importante para você conhecer mais sobre o assunto!

Com informações da Editora Lura

Fake News: Anatomia da Desinformação, Discurso de Ódio e Erosão da Democracia, de Irineu Barreto | Editora Saraiva

Você já parou para pensar o quanto as fake news têm impactado o cenário político e sociológico do nosso país?

O assunto ganhou destaque na série sobre Direito Eleitoral, da Editora Saraiva, e nela, Irineu Barreto analisa a disseminação de desinformação no meio jurídico.

Baseado em sua experiência como pesquisador da matéria e em dados colhidos em pesquisa de campo, o autor traça os principais aspectos da desinformação, os meios de criação e divulgação das mensagens, demonstrando a relação que há entre ela e o processo de erosão da democracia, sobretudo no que diz respeito aos discursos de ódio hoje intensamente divulgados nas redes sociais.

Com informações de Editora Saraiva

Curtiu as indicações deste post?

Aproveite e compartilhe com os seus amigos ou familiares para que todos fiquem bem informados e não corram o risco de divulgar informações falsas por aí.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR