8 dicas de livros para mães

De romance à histórias inspiradoras, confira as sugestões do Skeelo

09/05/2024 17 min.

O Dia das Mães está chegando e que tal aproveitar a data para escolher uma das indicações do Skeelo de livros para mães?

O Skeelo é parceiro da Desktop e separou oito títulos para os mais diversos momentos das mães. Tem livro sobre empreendedorismo, obras clássicas, histórias reais e romances.

A seguir, confira mais detalhes das sugestões.

Vamos nessa?

Empreendedorismo

Se você é mãe ou se sua mãe gosta de empreender, não deixe de conferir as próximas indicações.

1 – Lidere como uma mãe, de Valerie Cockerell | Buzz

Você já parou para pensar que algumas mães se tornam líderes nata da casa?

Em Lidere como uma mãe, Valerie Cockerell compartilha os princípios da maternidade para todos que desejam ser líderes eficazes.

A partir de situações reais e de sua própria experiência integrando a liderança da Disney, ela explica como criar os filhos, ser multitarefas como só uma mãe sabe ser, administrar conflitos e se tornar um exemplo.

Com Lidere como uma mãe, até grandes líderes aprenderão como colher os melhores resultados para suas organizações.

*Com informações de Editora Buzz

2 – Seja dona do seu dinheiro, de Aline Soaper | Buzz

Entre tantas funções e papéis que uma mãe desenvolve, cuidar do dinheiro precisa deixar de ser uma dor de cabeça e se tornar uma solução.

Em Seja dona do seu dinheiro: A vida não é só pagar boletos, de Aline Soaper, você encontra o passo a passo para transformar sua vida financeira em uma fonte de prosperidade, conforto e satisfação.

Didática e criativa, a autora traça os pontos em comum entre a organização de uma casa e a organização financeira, mostrando que nenhuma situação é tão difícil que não possa ser resolvida. E, para alcançar essa plenitude, você vai aprender a gastar com inteligência e organizar seu orçamento para nunca mais passar sufoco.

*Com informações de Editora Buzz

Clássicos

Os livros considerados clássicos da literatura, agradam até as mães mais exigentes.

E que tal, nesta data, unir histórias marcantes com personagens femininas?

3 – Mulherzinhas, de Louisa May Alcott | Planeta

Há pouco mais de 150 anos, a escritora Louisa May Alcott recebeu a tarefa de escrever um relato voltado para jovens leitoras. Não precisou ir muito longe em busca de inspiração: sua família e esse mundo próprio da Nova Inglaterra em tempos de Guerra de Secessão lhe serviram.

Nem de longe ela imaginava o impacto que esse livro, Little Women, seu título original, em inglês, acabaria causando.

Traduções para mais de cinquenta idiomas, vários filmes, quase uma dúzia de adaptações para televisão, peças de teatro e musicais da Broadway, uma ópera, muitos trabalhos acadêmicos e um número incontável de reimpressões em todos os formatos possíveis. E a conta só aumenta.

As edições comemorativas se multiplicaram por todo o mundo para celebrar esse aniversário significativo.

Há pouco tempo, a BBC estreou uma nova minissérie e está prestes a chegar às telas outra grande versão cinematográfica protagonizada por Meryl Streep, Emma Watson e Laura Dern, baseada no livro.

*Com informações de Editora Planeta

4 – Um teto todo seu, de Virginia Woolf | Ediouro

Em Um teto todo seu, este clássico ensaio que veio a se tornar um texto feminista fundamental, Virginia Woolf discute a necessidade de as mulheres escritoras conquistarem seu espaço, tanto literal quanto metafórico, dentro de um universo dominado por homens.

Se Shakespeare tivesse tido uma irmã, dotada dos mesmos talento e inteligência, poderia ela edificar o mesmo legado do famoso bardo?

Ideias como essa afluem neste livro com a liberdade inerente a todo pensamento. Esta edição, traduzida por Vera Ribeiro, conta com um contundente prefácio da escritora Ana Maria Machado.

*Com informações de Editora Ediouro

Histórias reais

Saindo dos clássicos, as próximas indicações do Skeelo são para as mães que gostam de histórias reais de mulheres inspiradoras.

Vamos conferir?

5 – Por elas, para elas: pequenas histórias para grandes mulheres, de Beatriz Santos | Lura

As mulheres são marcadas por fases que as transformam para sempre. Estas, algumas vezes, podem até ser tempestuosas, mas mesmo que a luz no fim do túnel esteja prestes a apagar e crer que tudo está perdido e a batalha vencida, uma mão amiga ou um simples desabafo pode mudar o curso dessa imersão.

Gestos de sororidade vindos até por desconhecidos ajudam no ressurgimento de uma nova centelha de luz e, onde antes havia uma grande escuridão, surge a esperança de novos horizontes.

Por elas, para elas irá te tirar da zona de conforto e te levar para grandes lições. Certamente você não sairá a mesma pessoa após a leitura. Está preparada para emergir e se surpreender nestes contos impactantes?

*Com informações de Editora Lura

6 – Minha história, de Michelle Obama | Objetiva

Um relato íntimo, poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos.

Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo.

Como primeira-dama dos Estados Unidos — a primeira afro-americana a ocupar essa posição —, ela ajudou a criar a mais acolhedora e inclusiva Casa Branca da história. Ao mesmo tempo, se posicionou como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo, mudando drasticamente a forma como as famílias levam suas vidas em busca de um modelo mais saudável e ativo, e se posicionando ao lado de seu marido durante os anos em que Obama presidiu os Estados Unidos em alguns dos momentos mais angustiantes da história do país.

Ao longo do caminho, ela nos ensinou alguns passos de dança, arrasou no Carpool Karaoke e criou duas filhas responsáveis e centradas, apesar do impiedoso olhar da mídia.

Em suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e com uma narrativa envolvente, Michelle Obama convida os leitores a conhecerem seu mundo, recontando as experiências que a moldaram — da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo.

Com honestidade e uma inteligência aguçada, ela descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas, e conta toda a sua história, conforme a viveu — em suas próprias palavras e em seus próprios termos.

Reconfortante, sábio e revelador, Minha história traz um relato íntimo e singular, de uma mulher com alma e consistência que desafiou constantemente as expectativas — e cuja história nos inspira a fazer o mesmo.

*Com informações de Editora Objetiva

Romances

E na lista do Skeelo não poderia faltar os livros de romance para deixar as mães com o coração quentinho e trazer mais leveza para o dia a dia.

7 – Como falar romance em francês, de Aimee Oliveira | Increasy

A história começa em um curso intensivo de francês. Toda quinta-feira. Quatro horas praticamente ininterruptas de puro blú-blú-blú. Os alunos contavam apenas com uma pausa de quinze minutos, que mal dava para comer um croissant, beber água e ir ao banheiro. Ou será que também dava tempo de se apaixonar?

Alberto não tinha tempo para nada. Passou para um programa de estudos na França sem ter a mínima ideia de como falar o idioma. E tinha quatro meses para pelo menos aprender a se virar antes de embarcar para dar o pontapé inicial na sua carreira de astro-físico.

Enquanto isso, Sabrina estava vivendo o sonho de aprender francês no curso desejado. Seu plano era perpetuar esse sonho pelo máximo de semestres possível, mantendo-se como a melhor aluna da turma para garantir a bolsa de estudos. Parecia fácil, tendo em vista o quanto a menina amava músicas e filmes francófonos. Mas ela não contava com aquele menino confuso que ficava atrapalhando a aula o tempo todo com suas perguntas idiotas.

Para saber como essa história termina, confira a edição completa no aplicativo do Skeelo.

*Com informações de Editora Increasy

8 – Como Encontrar o Amor, de Bella Prudencio

O livro conta a história de Romana, uma estudante de Psicologia que está cansada de relações sem inteligência emocional e paixão. Então, ela decide mergulhar de cabeça em uma pesquisa meio maluca para desvendar de uma vez por todas se o amor é real.

Mas as coisas tomam um rumo surpreendente quando ela conhece Antônio. Ele tem suas próprias bagagens — filho de mãe solo, com traumas de relações ruins e uma certeza inabalável de que o amor não passa de contos de fada em filmes clichês.

Juntos, Romana e Antônio partem para uma missão: descobrir o que diabos é esse tal de amor. Eles entrevistam pessoas, passam por altos e baixos e percebem que o amor é algo que não dá para ser colocado numa caixa de pesquisa.

Prepare-se para piadinhas sem graça, momentos de fazer o coração derreter e uma boa dose de “será que vai rolar mesmo?”.

Esse é o romance que vai te fazer repensar tudo o que você achava que sabia sobre o amor. Entre nessa comédia romântica de descobertas e se apaixone junto com Romana e Antônio — afinal, uma coisa é certa: o amor é muito mais complicado (e maravilhoso) do que eles imaginavam.

*Com informações de Editora Bella Prudencio

Gostou das indicações do Skeelo, parceiro da Desktop?

Aproveite e compartilhe este post com as mães que você conhece. É só escolher um dos ícones abaixo.

Depois, baixe o app do Skeelo e aproveite a sua leitura!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR