9 dicas para manter a produtividade no trabalho home office

Saiba como ter mais comodidade e otimizar seu tempo

05/09/2023 11 min.

Mulher trabalhando remotamente, sentada à mesa com notebook, monitor e agenda à frente.

Manter a produtividade no trabalho home office pode ser um desafio para muitos profissionais, mas essa é a realidade em muitas empresas.

Só para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, as vagas para home office cresceram, aproximadamente, 496% em 2022.

Isso mostra como as organizações estão aderindo a essa modalidade, que também é benéfica para os trabalhadores.

Afinal, com ela, não é mais necessário perder horas no trânsito para se deslocar até o escritório, por exemplo.

Mas, muitas pessoas têm dificuldade em se manterem produtivas no trabalho remoto. É esse o seu caso?

Então, continue com a leitura e confira as nossas dicas!

Como o home office afeta a produtividade?

O trabalhador pode ser afetado pelo trabalho remoto de diferentes maneiras, tanto positivas como negativas.

Do ponto de vista positivo, podemos citar:

  • maior comodidade,
  • flexibilidade e
  • otimização do tempo.

O funcionário que trabalha remotamente pode se organizar para ter mais tempo livre destinado a atividades de lazer, por exemplo.

Por outro lado, quando estamos em casa, muitas coisas podem afetar o desempenho, dentre elas a dificuldade em separar a rotina doméstica da profissional.

De modo geral, os impactos na produtividade no trabalho home office podem ocorrer de maneiras distintas para cada pessoa.

Nesse sentido, é importante avaliar e encontrar um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens do trabalho remoto para maximizar a produtividade.

Por que o home office pode aumentar a produtividade?

Como dissemos, o home office também pode aumentar a produtividade, mas você sabe por que isso acontece?

Segundo pesquisa realizada pela startup Deel, em conjunto com a empresa Momentive, a produtividade foi ampliada para 56% entre os brasileiros, justamente porque essa modalidade permite mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Então, confira nossas dicas para aproveitar só o melhor do home office.

9 dicas para manter a produtividade no trabalho home office

Mãos de homem digitando no notebook em home office, com agenda, planta, despertador e livros na mesa.
Manter a produtividade no home office nem sempre é fácil, mas nossas dicas ajudam você a conseguir.

Agora que você já sabe mais sobre como o home office afeta a produtividade, veja algumas dicas práticas para aplicar em sua rotina:

1 – Tenha os equipamentos para home office adequados

Para garantir mais produtividade no trabalho home office, é importante que você tenha os equipamentos adequados para trabalhar, dentre eles:

  • um bom computador,
  • periféricos e
  • softwares.

Por lei, as empresas que contratam funcionários nessa modalidade devem oferecer os equipamentos ou contribuir com um auxílio em dinheiro para a compra e manutenção desses itens.

2 – Escolha um espaço fixo para trabalhar

Ter um espaço de trabalho organizado e confortável ajuda a aumentar a concentração e a produtividade, pois assim é possível focar em suas tarefas sem distrações.

Por isso, é interessante ter um cômodo da casa destinado para ser o seu escritório. Nele, você poderá ter uma rotina de trabalho mais organizada.

Mulher trabalhando em home office na sala, sentada em mesa de madeira com notebook, cadernos e materiais de escritório.
Escolha um local tranquilo para trabalhar e aumente sua produtividade no home office.

3 – Monte uma mesa

Ao escolher uma mesa, certifique-se para que ela seja confortável, de tamanho adequado e ajustável para garantir o conforto durante o trabalho.

Além disso, mantenha suas coisas organizadas e acessíveis, colocando itens importantes como canetas, papéis e blocos de anotações perto de você.

4 – Cuidado com a ergonomia

Ao trabalhar em casa pela internet, dar atenção à ergonomia é importante para prevenir problemas de saúde relacionados ao trabalho, como dores de cabeça, nas costas, no pescoço, nos ombros, etc.

Entre outros pontos, é importante que você mantenha a postura correta sentado na cadeira, com as costas retas, os ombros relaxados e os pés firmes no chão.

5 – Foco na segurança

Pensar na segurança é importante para quem quer ou precisa trabalhar pela internet, não é mesmo?

Certifique-se, por exemplo, de usar senhas fortes e atualizá-las regularmente para proteger suas informações pessoais e de trabalho.

6 – Assine um plano de internet adequado

Ao escolher um plano de internet para home office, você deve prestar atenção em alguns critérios.

É importante comparar diferentes provedores e pacotes de internet, antes de escolher um para o seu home office.

Verifique se o provedor oferece garantias de qualidade e confiabilidade, além de suporte técnico ao longo do tempo.

A Desktop, por exemplo, tem ótimos planos para trabalhadores remotos. Vale a pena conferir!

7 – Crie uma rotina

Cada pessoa tem sua própria rotina, por isso, é importante encontrar o que funciona melhor para você para garantir maior produtividade no trabalho home office.

Em geral, a nossa recomendação é estabelecer horários claros para começar e terminar, bem como momentos para pausas e almoço.

8 – Utilize aplicativos de comunicação e fluxo

Há vários aplicativos de comunicação e fluxo que você pode utilizar no home office. O Microsoft Teams, por exemplo, é uma plataforma que combina comunicação, colaboração e ferramentas de produtividade.

Além dessa, o Google também oferece o suporte para trabalhadores remotos a partir de ferramentas como o Google Docs, Google Meets, Google Sheets, Google Chat, etc.

Você também pode utilizar o Google Drive, uma plataforma de armazenamento e compartilhamento de arquivos que permite acessar e editar documentos de qualquer lugar.

A escolha final depende das suas preferências e do que for determinado pela empresa para a qual você está sendo contratado.

9 – Cuide da sua saúde mental e física

Trabalhar em casa pode levar a um sentimento de isolamento social. Isso pode afetar negativamente a saúde mental e diminuir sua produtividade no trabalho home office.

Por isso, mantenha-se conectado com colegas de trabalho e amigos por meio de videoconferências ou ligações regulares.

Além disso, busque ter uma vida social ativa, saindo com amigos e conversando com outras pessoas.

Também é importante incluir atividades físicas em sua rotina, para manter o corpo e a mente ativos, evitando o sedentarismo.

Hora do checklist: como manter a produtividade em home office?

Para garantir que você irá manter a produtividade no trabalho home office, é só focar nesse checklist e consultá-lo quando estiver em dúvida.

  1. Tenha os equipamentos adequados para o trabalho.
  2. Escolha um espaço fixo para trabalhar.
  3. Monte e organize sua mesa.
  4. Atenção à ergonomia: lembre-se de sentar de forma correta.
  5. Cuidado com a segurança dos seus dados.
  6. Assine um plano de internet de qualidade.
  7. Estabeleça uma rotina.
  8. Utilize aplicativos de comunicação e fluxo.
  9. Mantenha os cuidados com a saúde mental e física.

Gostou das nossas dicas para manter a produtividade no trabalho home office?

Então, acompanhe nosso blog e siga a gente no Instagram para ficar de olho nas nossas publicações com vários temas interessantes para o seu cotidiano. Até a próxima!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Imagem Background Imagem Background

Acompanhe nossas novidades

Cadastre seu e-mail para receber informações exclusivas

Preencha o campo corretamente

Digite um e-mail válido