GaaS: conheça e entenda o que é Game as a Service

Com certeza você já recebeu uma notificação para comprar este tipo de jogo

25/05/2023 10 min.

Uma moça jogando no computador. Ela segura um cartão de crédito para parar pelo serviço de jogo.

Ainda que você nunca tenha escutado o termo Gaas ou “Game as a Service”, com certeza já jogou algum ou, pelo menos, se deparou com eles em determinado momento da sua vida.

Também conhecido como “GaaS” ou “Live Service”, esse tipo de jogo pode ser classificado como um modelo de negócio que visa a criação de receita recorrente e já virou uma tendência na atualidade.

Ficou interessado no assunto? É só seguir com a gente para saber mais!

O que são jogos GaaS?

Game as a Service significa “jogo como um serviço”. Nessa modalidade, os usuários não pagam para adquirir o game, mas precisam investir em compras e assinaturas para obter determinados serviços dentro dele.

É bastante comum vermos jogos em que os usuários podem comprar “moedinhas” para desbloquear determinadas funções ou personalizar a aparência do personagem, por exemplo.

Os GaaS são acessíveis a partir da computação em nuvem e são ótimos para reter jogadores. E é por isso que a indústria de games está apostando cada vez mais nesse formato.

Como funciona para as empresas?

Para as empresas, o formato GaaS é muito interessante! Para começar, as possibilidades de rentabilização dos jogos são muitas, tendo em vista que novos recursos podem ser desenvolvidos de tempos em tempos.

Além disso, as empresas não precisam investir pesado logo de cara em um game.

Nesse formato, elas podem lançá-lo e aguardar a utilização pelos usuários para, depois, começar a coletar dados e realizar pesquisas. A partir disso, é possível criar recursos atendendo as necessidades e desejos da própria base de usuários.

Essa é uma ótima forma de reter os jogadores por mais tempo, fazendo com que eles não enjoem do jogo.

Pagamento ou assinatura

Outra estratégia utilizada para obtenção de lucro é o pagamento ou assinatura para avanço de nível dentro do game. Essa cobrança pode aparecer em diferentes pontos, considerando que o jogador já ganhou experiência e deseja continuar na plataforma.

Por fim, com essa modalidade, a indústria de jogos consegue ainda manter os desenvolvedores trabalhando mais tempo nos projetos. Isso é ótimo para gerar mais empregos para essa categoria de profissionais.

Vantagens e desvantagens do Game as a Service

Um homem e uma criança sorrindo e segurando o celular. Eles jogam um jogo GaaS.
Os jogos GaaS são a tendência da atualidade no mundo dos games

Para os jogadores, os GaaS apresentam vantagens e desvantagens. Abaixo, falaremos sobre as principais delas.

Vantagens

As vantagens do GaaS para seus usuários são:

  • Não precisa pagar para jogar: esses jogos não exigem um investimento inicial, assim, os players podem começar a jogar e decidir pagar para usufruir de determinados serviços – ou, então, desinstalá-los caso não seja seu estilo de jogo.
  • Podem durar muito tempo: caso o público goste, esses jogos podem ter uma longevidade grande a partir da criação de novas fases, desafios, personagens, etc.
  • Criação de comunidade: esses títulos tendem a desenvolver uma base de fãs engajada e apaixonada.
  • Renovação constante: como são longos, esses jogos podem se renovar com frequência, tanto por meio de inserção de conteúdos quanto por atualizações.

Desvantagens

Já as desvantagens desse modelo são:

  • Problemas na hora do lançamento: pode acontecer desses jogos chegarem às lojas incompletos e até com bugs que podem levar tempo até a normalização.
  • Precisam de apoio constante: o modelo GaaS depende do apoio da base de usuários. Quando isso não acontece, o game poderá ser descontinuado.
  • Direcionamento frequente para a monetização: ainda que seja gratuito para jogar, as empresas costumam incentivar e direcionar com frequência para a compra dentro do jogo.
  • Medo de ficar de fora: também conhecida como FOMO ou “Fear of Missing Out”, essa síndrome é utilizada como uma maneira de fazer com que o usuário gaste no jogo para evitar a limitação temporária destinada a quem não investe.

Lembre-se: é preciso ter autocontrole e evitar fazer compras no momento da emoção do jogo. Caso contrário, você acabará tendo uma surpresa desagradável quando chegar a fatura do cartão de crédito.

Quais são os principais jogos GaaS?

Um jovem usando o computador para jogar. O ambiente é escuro e o computador bem iluminado.
Existem diversos tipos de jogos GaaS para agradar a todos os usuários

Como um bom gamer, ao ler este conteúdo, você já deve ter identificado vários jogos que seguem essa metodologia, não é mesmo?

Entre eles, destacamos alguns como o Candy Crush Saga, que já está no mercado há anos e sempre figura entre os games mais baixados.

Isso porque, semanalmente, novas fases e episódios são adicionados, fazendo com que seu público siga engajado e interessado.

Outro jogo popular dessa categoria é o League of Legends (LoL). O game, que pode ser baixado gratuitamente, é composto por uma batalha em arena.

Nele, a partir do acúmulo de pontos de experiência, benefícios são destravados, mas também é possível investir dinheiro para facilitar esse processo.

Além desses, também são jogos GaaS:

  • Path of Exile,
  • Knockout City,
  • Tom Clancy’s Rainbow Six Extraction,
  • Warframe,
  • Fortnite,
  • Brawlhalla,
  • World of Warcraft.

Como você pode perceber, existem jogos GaaS para todos os gostos e estilos de jogadores, desde os usuários que querem baixar um joguinho no celular para matar tempo até os gamers profissionais.

Você curte jogos do tipo Game as a Service?

Leia tambémComo melhorar o desempenho do PC para jogos

E não se esqueça que, para ter um bom desempenho em games, é fundamental ter uma boa conexão de internet.

Então, que tal conhecer os planos da Desktop e investir na sua jornada online? Acesse agora mesmo o nosso site e confira!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR