O termo “realidade aumentada”, ou RA, foi criado em 1992 pelo cientista e pesquisador Thomas P. Caudell, durante o desenvolvimento do Boeing 747, um dos aviões mais famosos do mundo.
De lá para cá, essa tecnologia se desenvolveu muito e vem se incorporando cada vez mais às nossas rotinas.
O jogo Pokémon Go, por exemplo, que ficou popular há alguns anos, foi um dos responsáveis por fazer com que muitas pessoas tivessem um primeiro contato com a realidade aumentada.
Mas, essa tecnologia vai muito além dos jogos digitais. De acordo com um estudo realizado pela Deloitte Digital e a Snap, ela também vem sendo usada para comunicação (74%), mídia e entretenimento (52%) e compras (41%).
Quer saber mais sobre o que é realidade aumentada e como ela funciona? Acompanhe a leitura!
O que é a realidade aumentada?
A realidade aumentada é uma tecnologia que permite a adição de informações virtuais a um ambiente real por meio de dispositivos eletrônicos, como smartphones ou tablets.
Isso cria uma forma de interação e visualização dos dados, complementando a percepção da realidade.
Exemplos de utilização da realidade aumentada:
Para te ajudar a entender melhor como funciona essa tecnologia, trouxemos alguns exemplos:
Forças Armadas dos Estados Unidos
Para ajudar na melhor percepção situacional de seus soldados, as Forças Armadas dos EUA, estão utilizando recursos de RA.
Esse auxílio é feito a partir da tecnologia “Tactical Augmented Reality” (TAR), uma lente ocular que ajuda os soldados a localizarem com precisão sua posição, a de seus aliados e a de seus inimigos.
Disney
Em 2015, foi desenvolvido pela Disney Research uma tecnologia que transforma personagens de livros de colorir em imagens 3D.
Ainda que seja um exemplo simples, essa utilização demonstra o potencial da RA e salienta as chances dessa tecnologia se tornar essencial na nossa rotina.
Quais são os tipos de realidade aumentada?
Ela pode pode ser dividida em 3 tipos. São eles:
- RA marcador-baseada: utiliza códigos ou imagens para desencadear informações virtuais.
Exemplo: QR Code que direciona para uma página da web;
- RA projetada: projeta informações virtuais em um objeto ou superfície real.
Exemplo: hologramas em eventos presenciais;
- RA de reconhecimento de forma: reconhece objetos ou formas reais e adiciona informações virtuais sobre eles.
Exemplo: aplicativos de decoração de interiores que permitem visualizar móveis no ambiente.
Como a realidade aumentada funciona?
A realidade aumentada se constrói a partir da criação de uma forma de visualização e interação entre mundo real e virtual, mas você sabe como?
Essa integração pode ocorrer a partir de diversas tecnologias de apoio. Confira as principais:
Inteligência artificial
A realidade aumentada e a inteligência artificial (IA) são tecnologias complementares e trabalham juntas para fornecer uma experiência interativa e enriquecedora para os usuários.
A IA é usada para melhorar a funcionalidade da RA, seja ajudando a identificar objetos e superfícies no mundo real, ou acompanhando o movimento do usuário e ajustando as informações virtuais, de acordo com cada situação.
Software de RA
Softwares de realidade aumentada são programas de computador que permitem desenvolver e criar aplicativos e soluções de RA.
Eles incluem recursos como reconhecimento de imagem, rastreamento de movimento, renderização de gráficos 3D, entre outros, que ajudam a combinar informações reais com informações virtuais.
Processamento
O processamento possibilita o reconhecimento das imagens e a adição de informações ao ambiente.
Em um e-commerce de moda, por exemplo, o usuário pode criar um avatar e realizar um programa de processamento para fazer combinações de looks e escolher as peças de roupa que vai comprar.
Lentes
As lentes de realidade aumentada são componentes ópticos que exibem informações virtuais sobrepostas ao mundo real. Elas podem ser encontradas em dispositivos como smartglasses ou head-mounted displays (HMDs).
Com o Google Glass, por exemplo, os usuários podem ver informações como mensagens de texto, notificações de redes sociais, informações de navegação e acessar aplicativos usando comandos de voz ou toques na tela.
Sensores
Já os sensores são componentes de hardware que capturam informações sobre o mundo real e enviam-nas para a unidade de processamento do dispositivo.
Algumas câmeras possuem sensores desse tipo. Eles são responsáveis por enviar imagens para o hardware para que ele possa fazer a leitura do objeto e acionar a ação da realidade aumentada.
Diferenças entre realidade virtual e realidade aumentada
Você sabia que realidade aumentada e realidade virtual são usados como sinônimos, mas possuem significados diferentes?
A realidade aumentada, como explicamos, adiciona elementos ao mundo físico ou real. Já a realidade virtual, por outro lado, faz com que o usuário seja deslocado para outro ambiente.
Usando um óculos VR, por exemplo, uma pessoa interessada em comprar um apartamento, pode “andar” por todos os cômodos do móvel e analisar cada detalhe, sem sair de casa.
Nesse sentido, a principal diferença entre realidade virtual e aumentada é que, na virtual, é necessária a criação de um mundo tecnológico fechado.
Enquanto a aumentada pode ser reproduzida em qualquer espaço, a partir dos dispositivos adequados.
Leia também 5 tendências da internet para 2023
E como a realidade aumentada pode ser usada?
A realidade aumentada pode ser usada em várias situações e traz uma gama de possibilidades para seus usuários!
- No campo do entretenimento, a tecnologia é bastante comum em jogos virtuais, que incluem unidades gráficas ao mundo real do jogador.
- Já na área da educação, a realidade aumentada pode ser usada pelos professores para tornar a aprendizagem mais envolvente e criativa.
- Em um museu, por exemplo, podem ser adicionadas informações sobre as obras em um QR Code. Assim, os estudantes conseguiriam ler e ouvir conteúdos adicionais sobre cada uma das peças apresentadas.
- Na medicina, a realidade aumentada tem sido utilizada para simulação e treinamento de cirurgias e outros procedimentos complexos.
- Já na área de arquitetura e engenharia, a tecnologia pode encenar como ficarão as edificações antes de começar uma construção.
Enfim, são muitas as aplicações da realidade aumentada, o que faz com que ela seja uma tendência que deverá estar cada vez mais presente no nosso dia a dia.
4 aplicativos que já utilizam RA
A realidade aumentada já faz parte do nosso dia a dia e, ainda que você não tenha entrado em contato com ela, alguns aplicativos já a utilizam. Confira alguns exemplos:
1- Pokémon Go
Você já ouviu falar em Pokémon Go? Esse jogo é o melhor exemplo de utilização da RA, como comentamos no começo do artigo.
Nele, você consegue caminhar em lugares reais e capturar alguns monstros virtuais pelo seu smartphone.
Assim, pela câmera do seu celular, você poderá ver o mundo real, mas o mesmo estará habitado por esses monstros do Pokémon.
2- Google: Veja em 3D
Quando pesquisamos por algum animal no Google, a ferramenta nos oferece a opção “Veja em 3D”. Por ela, é possível ver o animal em tamanho real pela câmera do celular por meio da realidade aumentada.
3- Google Maps: Live View
Esse recurso inserido no Google Maps permite a visualização da rota escolhida por meio de realidade aumentada. Quando ativado, ele oferece a imagem real do destino e a direção a ser seguida.
Sua utilização só está disponível para dispositivos compatíveis com o Google Play Services para RA (Android) ou com o ARKit (iOS).
4- Google Tradutor
Com essa utilização da realidade aumentada, você pode, por meio do aplicativo Google Tradutor, apontar a câmera de seu celular diretamente para o texto que necessita de tradução. A partir disso, o aplicativo reconhecerá o idioma e apresentará o resultado instantaneamente.
Gostou do conteúdo? Já podemos dizer que não dá mais para viver sem tecnologia.
Se você curte ficar por dentro de novidades, acompanhe nosso blog e siga a Desktop nas redes sociais. Você nos encontra no Facebook, no Instagram e no YouTube.