Como criar uma senha forte

Confira dicas para aumentar a força das suas senhas e proteger os seus dados

30/01/2024 17 min.

Uma mulher usando o notebook, ao lado, a projeção de uma imagem de cadeado de segurança. A mulher aponta com a mão esquerda para esta imagem

Uma senha forte é uma das formas de garantir que seus dados fiquem protegidos dos perigos do mundo digital.

Hoje em dia precisamos de senhas fortes para diversos acessos, como conta bancária, e-mail, celular, redes sociais e sites de compras online, por exemplo.

É tanto login e senha que nem sempre é fácil gerenciar tanta informação e garantir senhas que realmente são seguranças em tantos dispositivos.

Por isso, para te ajudar nesta missão, neste post você vai conferir:

Vamos lá?

O que é uma senha forte?

Uma senha é forte quando ela é difícil de ser adivinhada por alguém e até mesmo por um programa de hacker.

A força de uma senha é medida em quanto tempo ou em quantas tentativas seriam necessárias para o invasor ter acesso a ela.

Geralmente, as senhas fortes são compostas por uma combinação de letras, números e caracteres especiais que podem ou não formarem frases aleatórias, além de terem no mínimo 15 caracteres. Mas, depois a gente te explicar melhor sobre este tópico.

Por que ter uma senha forte?

Com uma senha forte você evita que suas contas, seja de banco, e-mail ou redes sociais, sejam invadidas por criminosos.

Afinal, ao ter acesso a essas informações, uma pessoa má intencionada pode roubar o seu dinheiro, divulgar informações pessoais publicamente, violar os dados existentes e até te chantagear em troca de reaver o acesso.

Diante de tanta situação desagradável realmente o melhor a fazer é criar uma senha forte.

Se você tem dúvidas se a sua senha é forte, vale fazer o teste em sites confiáveis

Será que a sua senha já é forte?

Se você tem uma senha e gostaria de saber a sua força, uma dica é usar a tecnologia a seu favor.

Existem sites de geradores de senhas que também analisam em quanto tempo um hacker precisaria para quebrar a sua senha. O Use a Passphrase é um exemplo.

Para confirmar se a sua senha é forte, digite-a no espaço indicado e verifique abaixo o tempo aproximado que um cibercriminoso levaria para descobrir a sua combinação.

É, na maioria das vezes, parece que a senha usada não é tão forte quanto você imaginava, não é mesmo?

Por isso, continue a leitura deste post para garantir a segurança dos seus dados.

Agora, vamos entender o porquê sua senha não é tão forte e o que evitar para se livrar de senhas fracas.

O que não fazer ao criar uma senha

Ao criar uma senha, algumas escolhas são praticamente automáticas e parecem ser a opção perfeita para manter os seus dados seguros. Porém, a realidade não é bem assim.

Para evitar que a sua senha seja fraca, confira abaixo o que não fazer:

1 – Não use informações pessoais. Senhas com o seu sobrenome, nome dos pais, irmãos ou pet, cidade natal ou nome da empresa em que trabalha são facilmente identificadas por hackers ou pessoas má intencionadas próximo à você. Afinal, geralmente essas informações podem ser encontradas em publicações aos acessar as suas redes sociais.

2 – Evite sequências. Assim como o uso de informações pessoais, sequências de letras ou números geralmente estão na lista das primeiras tentativas que um hacker irá fazer para tentar acessar seus dados. Sendo assim, por mais que seja fácil gravar, evite combinações como 12345678 e abcdefg.

3 – Livre-se de senhas curtas. Senha com até oito caracteres já é coisa do passado. Isso porque esse tipo de combinação se torna fácil de ser descoberta por cibercriminosos. A orientação agora é evitar senhas curtas e adotar a regra de: quanto maior a senha, mais seguro você estará.

4 – Não faça substituições de caracteres comuns. Trocar letras por números também não funciona mais. A combinação “3sp3rt0”, no lugar de “esperto”, ficou fácil de ser quebrada já que os cibercriminosos usam tecnologias sofisticadas para obter suas senhas.

5 – Evite repetir combinações. Ter a mesma senha para várias contas pode até ser prático, mas esta atitude deixa seu acesso muito vulnerável aos hackers. Afinal, ao violar uma conta o criminoso terá acesso às demais credenciais de logins. Por isso, nunca use a mesma senha para mais de um acesso.

6 – Não use senhas parecidas. Elas podem ser mais fáceis de memorizar, porém também são mais rápidas de serem violadas. Por isso, evite pequenas variações entre as senhas, por exemplo: não use “carrodecorrida1” como senha do seu e-mail e “carrodecorrida2” como senha de acesso às redes sociais.
Lembre-se: ao criar senhas ou alterar as antigas, inove e use algo novo.

7 – Não guarde a senha no bloco de notas. Memorizar senhas longas e mais complexas nem sempre é uma tarefa fácil, é verdade. Mas, anotar a combinação no bloco de notas ou em planilhas está longe de ser a melhor opção. Esses arquivos, ao cair em mãos erradas, também comprometem a segurança dos seus dados. Neste caso, a melhor opção é salvar no gerenciador de senhas. Logo mais vamos falar sobre ele.

8 – Jamais compartilhe sua senha. Esta dica parece óbvia, mas sempre é importante reforçar. Nunca informe sua senha, seja de banco ou e-mail, para ninguém, em nenhuma hipótese, nem pessoalmente ou por telefone.

Agora que você já sabe o que evitar, é hora de aprender a como criar uma senha realmente forte.

Ao criar uma senha realmente forte você protege seus dados online

5 dicas para criar uma senha forte

Com uma senha forte você mantém suas informações pessoais em segurança, protege seus e-mails e arquivos e impede que outras pessoas acessem a sua conta, sem permissão.

Para aumentar a força da sua senha, ao criá-la:

1 – Use variações de letras e caracteres especiais

Ao criar uma senha forte, use letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Os caracteres especiais são representados por símbolos, como @#$%*, entre outros. Mas atenção, acentos e caracteres acentuados não são permitidos.

Alguns sites e softwares já obrigam o usuário a usar essas teclas no momento de criar uma nova senha, isso porque, fica muito mais difícil invadir uma conta com este tipo de caractere.

Na prática, uma senha com esta combinação de variáveis ficaria assim: t3!A=rI2>Tkq.

2 – Priorize senhas longas

Use no mínimo de 10 a 12 caracteres nas suas senhas. Se possível e permitido pelo site ou software, aumente o número de combinações.

Lembre-se que quanto mais letras, números e caracteres especiais tiver, mais seguros estarão seus dados.

3 – Use frase de senha

Sabe aquela frase sem lógica? Uma frase de senha é uma sequência de palavras, não relacionadas, que podem ser usadas como senhas.

Para algumas pessoas, essas frases podem ser mais fáceis de serem memorizadas do que combinações de senhas aleatórias.

Mas na frase, as palavras não podem ter relação uma com as outras, senão a senha se torna fraca.

Um exemplo de frase de senha forte é: banco*_e5porte1greja, ou seja, palavras sem conexão que trazem na combinação caracteres especiais e números.

Outros exemplos de senhas fortes

Veja mais algumas opções de senhas:

h&5L_9P>Q8
J!uxGC67
bota5_*terra54
chUv4ma99oM

Esses exemplos usam combinações longas e aleatórias com uso de letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. Algumas são formadas por frases aleatórias misturadas com símbolos e números.

Dicas extras!

As próximas duas dicas são tão importantes quanto a combinação escolhida para a sua senha. Então, além de criar uma combinação forte:

1 – Troque as combinações com frequência

Mudar a senha de tempos em tempos ou sempre que desconfiar de uma atividade suspeita, garante a segurança dos dados.

Neste caso, o recomendado é que mude todo o conjunto de letras, símbolos e números e não apenas um ou outro caractere.

2 – Ative a autenticação de dois fatores

Tenha uma barreira extra de segurança para os seus dados.

A autenticação de dois fatores funciona assim: depois de inserir seu login e senha, você recebe por SMS ou e-mail, um código único. É preciso digitar a combinação enviada para concluir o acesso.

Em alguns casos, para acessos no celular, é possível instalar uma identificação por biometria ou face ID, que é o reconhecimento facial, para confirmar que o acesso é legal.

Com a senha definida é hora de guardar esta informação. Se você pensou em deixar tudo anotado em um papel ou bloco de notas, vale a pena terminar de ler este post.

Como memorizar a senha e mantê-la segura

Com tantas combinações de senhas para acessar diversos serviços, fica difícil memorizar todas elas.

Mas, guardar a senha com segurança é fundamental nesse processo. Por isso, evite:

  • anotar senhas em um papel (por mais guardado que ele possa ficar);
  • salvar senhas em aplicativos de notas do celular;
  • salvar apenas no preenchimento automático dos aplicativos.

Diante destas opções, considere usar um gerenciador de senhas.

Senhas protegidas com um gerenciador de senhas

O gerenciador de senha é uma ferramenta criada para armazenar dados – login e senhas – em espaços seguros e criptografados.

Para usá-lo basta instalar um software, da sua escolha, no seu celular ou computador.

No gerenciador de senhas você pode apenas salvar seus logins e senhas, como também deixar que ele crie senhas exclusivas com complexidade e no comprimento desejado, caso preferir.

Para ter acesso ao programa você só precisa memorizar uma senha, a senha mestre de acesso ao login que vai gerenciar as demais informações.

Agora que já te passamos todas as informações de segurança sobre senhas é hora de colocar as dicas em prática.

Aproveite e compartilhe este post com seus amigos!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR